sexta-feira, 20 de maio de 2011

Resumo da História Politica administrativa de Campos Altos

(Textos e dados extraídos da minuta da Historia Política Administrativa de Campos Altos, cuja redação esta em curso e foi gentilmente cedido pelo autor Marcelo Macedo)

ASPECTOS HISTÓRICOS:

Segundo a tradição o Sr. Leandro de Provença Lara, oriundo da cidade mineira de Oliveira ou de São João Del Rey, teria recebido as terras da região de Campos Altos pelo sistema de sesmaria e tornado-se o primeiro ou mais antigo habitante da localidade. Mais tarde as referidas terras teriam sido herdadas pelo filho dele, Capitão José Pedro Lara e com o decorrer dos anos sido originadas e constituídas outras fazendas.

A Fazenda Palestina de propriedade do Sr. Manoel (Neca) de Paula Lemos foi origem do núcleo populacional, onde se formou a cidade de Campos Altos.

A notícia e indícios que a estrada de ferro atravessaria a Fazenda Palestina, ensejaram que o proprietário dela vendesse a parte menor, mais distante da sede, que ficaria além ou do outro da linha de ferro.

O Cel. Frederico Alves Franco de São Gotardo, ao contrário, com a chegada da estrada de ferro, vislumbrou grande oportunidade de negócios. Assim adquiriu a referida parte da propriedade, onde formou a Fazenda Barreiro e em 1911 fundou o arraial. Logo a seguir, defronte a futura Estação Ferroviária de Urubu, cuja construção estava em curso, o visionário Cel. empresário loteou e vendeu terrenos.
Ainda no mesmo ano de 1911 a paróquia de Araxá, diocese de Uberaba criou a freguesia de Urubú.

Em 01/10/1912 foi inaugurada a Estação ferroviária de Urubu. Para desfrutar dos benefícios trazidos pela ferrovia e explorar comercialmente o novo “eldorado”, muitas pessoas de outras localidades se transferiram para o novo povoado. Onde no entorno da Praça da Estação, construíram habitações e estabelecimentos comerciais.

O Engenheiro Pedro Nolasco, da Cia. Ferroviária, efetuou o traçado do povoado, que a princípio recebeu o nome dele. Entretanto, devido à divergências entre os fazendeiros locais e o próprio Engenheiro, o nome foi alterado para Urubu, que era também o nome da recém inaugurada estação ferroviária e da serra próxima à Uruburetama.

O primeiro comerciante a se estabelecer em Urubú foi o Sr. Álvaro Cézar Barros, que vendia gêneros alimentícios e medicamentos, especialmente aos trabalhadores da estrada de ferro.

A primeira pensão da localidade foi construída na Praça da Estação e comercialmente explorada pelo casal José Alegre e Cornélia Alves Bicalho. Mais tarde o prédio da antiga pensão foi residência do Sr. José Domingos (Zezinho), onde o Dr. José Domingos Filho instalou em um dos cômodos o consultório médico. Na década de 70 a antiga construção foi demolida e os novos proprietários construíram no local:

I - Prédio comercial, onde funcionou vários anos a Loja Libaneza do Sr. Mohamed e no presente é a Agencia local do Banco do Brasil; II – A churrascaria do João Domingos e João Ramos, onde no presente é o bar do Fininho; III – Barbearia e Residência do Sr. Sérgio Garcia, onde atualmente é a sede da escola de Inglês Free Way do professor Reinaldo Sérgio Garcia.

A beleza da região, sem nenhum demérito às aves rapinadoras pertencentes à família dos Cartadíneos, era totalmente incoerente com o nome Urubú. O que ensejou, por volta de 1.920, a iniciativa e liderança do ilustre médico Dr. Luiz de Souza Coelho, na campanha, que colheu várias assinaturas em abaixo assinado e conseguiu que o nome fosse definitivamente alterado para Campos Altos.

Os irmãos Mauro e Romeu Lemos teriam composto a comissão, participado da reunião na residência do Dr. Luiz e entre proposições de Morro Alto, Campo Bonito, Campo Vasto, Campo Bento, Mata Alta, etc, sugerido a alteração do nome do povoado para Campo Alto. O anfitrião, no entanto teria ponderado que havia mais de um campo, aperfeiçoado a sugestão e proposto que o nome ficaria ainda melhor no plural, ou seja, Campos Altos.

Em 24/01/1.924, enquanto o mesmo ilustre médico cumpria mandato de vereador eleito na Câmara Municipal de Araxá, o Distrito de Ibiá foi desmembrado e emancipado daquela cidade. Mesmo com residência em Campos Altos, a comissão de emancipação convidou e o Governo Estadual designou Dr. Luís de Souza Coelho como Presidente da Câmara do novo município, que administrou até 1.927. Naquela época, conforme a primeira constituição federal da república de 1.892, o Presidente da Câmara Municipal acumulava a função de Agente Administrativo, que era o cargo equivalente ao de Prefeito.

Em 02/03/1.938, através da lei orgânica nacional nº 322 foi criada a Vila de Campos Altos. Em 17/12/1.938, através do decreto lei estadual nº 138, a Vila foi elevada à Distrito, desmembrando-se do distrito de Pratinha, então município de Ibiá.

Em 31/12/1.943 o Distrito de Campos Altos foi finalmente emancipado de Ibiá, conforme decreto nº 1.058 do então interventor do Estado de Minas, Benedito Valadares. Além da sede, o novo município foi constituído pelos distritos de São Jerônimo dos Poções e Pratinha.

Em 01/01/1944, conforme ata redigida pelo Sr. José Elisiário de Resende, escrivão de paz, que funcionou com secretário, o município de Campos Altos foi oficialmente instalado. A sessão solene inaugural foi Presidida Sr. Virgílio Marques Guimarães, Juiz de Paz, composta pelo intendente nomeado e prestigiada por 141 pessoas;

O médico Dr. Luiz de Souza Coelho era um dos cidadãos mais ilustres e esclarecidos da localidade e já possuía experiência em administração publica. Uma vez, que ele havia sido eleito vereador em Araxá e nomeado primeiro Presidente da Câmara Municipal, que na época era o Agente Administrativo do recém criado município de Ibiá (24/01/1.924 a 1.927)

Pelas razões acima, a comissão de emancipação, que era presidida pelo proeminente médico e secretariada pelo filho dele, Paulo de Souza Coelho, sugeriu o nome do próprio Dr. Luíz de Souza Coelho. O interventor Benedito Valadares acatou a sugestão e nomeou o mesmo primeiro Intendente do novo município de Campos Altos.

O primeiro Intendente adquiriu os móveis, instalou a Prefeitura, foi empossado, assumiu, e exerceu o cargo por aproximadamente três meses. Porém, devido à contrariedades políticas, combinadas com o agravamento de um reumatismo, o primeiro prefeito intendente houve por bem renunciar ao cargo.

Para substitui-lo, as lideranças locais convidaram, indicaram e obtiveram a nomeação do também médico da cidade mineira de Perdões, Dr. Rubens Ribeiro da Silva. O novo intendente chegou à C. Altos de trem, foi ruidosamente saudado com intenso foguetório e calorosamente recebido pela população local. A solenidade de posse do novo intendente ocorreu logo a seguir na sede da comarca em Ibiá, foi amplamente prestigiada e em Campos Altos comemorada pela população.

O intendente Dr. Rubens Ribeiro da Silva administrou o novo município de Campos Altos do início de 1.944 até a exoneração 05/11/1.945. Data na qual, com a queda da ditadura de Vargas encerrada em 30/10/1.945, também caíram o interventor de Minas Gerais Benedito Valadares e todos os demais intendentes por ele nomeados.

Com a deposição de Getúlio Vargas o poder foi entregue ao ministro José Linhares, presidente do Supremo Tribunal Federal. Para o lugar de Benedito Valadares, assumiu o governo de Minas e exerceu o cargo até 03/02/1.946 o desembargador Nísio Baptista, Presidente do Tribunal de Justiça de Minas.

Em dezembro de 1.945 o General Eurico Gaspar Dutra, do PSD, venceu o brigadeiro Eduardo Gomes da UDN e Yedo Fiúza do PCB nas eleições presidenciais e foi empossado Presidente da República em 31/01/1.946.

Para substituir interinamente o intendente exonerado de C. Altos, até estudo e nomeação de novo nome apresentado pelas lideranças locais não comprometidas com a linha e política de Vargas, o governo estadual nomeou o funcionário público, Dr. Juvenal Ferreira. O novo intendente era Engenheiro da Secretaria da Viação e Obras Públicas, foi empossado, assumiu, exerceu por aproximadamente seis mêses e devido à motivos particulares, renunciou ao cargo.

Como ainda não haviam sido concluídos a fundação dos diretórios municipais dos partidos políticos em Campos Altos, as lideranças locais também ainda não puderam indicar o nome do intendente para substituir o Dr. Juvenal Ferreira. Assim o Governo Estadual nomeou, ainda interinamente, o Dr. Lauro Santos. Este também era funcionário público e Engenheiro da mesma Secretaria da Viação e exerceu o cargo por um curto período de tempo até a indicação do nome do Sr. Mariano Pereira Dias.

No final de 1.946 o Congresso Nacional votou e promulgou a nova constituição federal, marcou as eleições estaduais para 19/01/1.947 e escolheu (19/09/1.946) Nereu Ramos vice presidente da República.

Para prestigiar a cerimônia de posse do Sr. Mariano Pereira Dias, acompanharam o novo Intendente na viagem de automóvel até a cidade de Araxá, os Srs. Dr. Luíz de Souza Coelho e Wilson Falco. Contudo, devido ao impedimento legal por pertencer ao diretório municipal de partido político, que fora espontaneamente denunciado pelo também correligionário dele, Sr. Geraldo Guimarães, Sr. Mariano não pôde ser empossado, até porque já havia sido exonerado do cargo.

No plano estadual, Milton Soares Campos da UDN, apoiado pelo PR, PDC e PTN, além dos dissidentes do PSD, venceu Bias Fortes do PSD nas eleições, foi eleito, empossado e Governou Minas Gerais de 1.947 até 1.951.

Em C. Altos, porque ainda não havia diretório municipal da UDN, as lideranças locais do recém criado diretório do P.S.D. indicaram e o Governo Estadual nomeou interinamente intendente de Campos Altos o Sr. Antônio Barbosa Leão (Toinzinho Barbosa). Este foi empossado, exerceu o cargo por aproximadamente por seis meses, até a posse do nome indicado pela U.D.N. em 15/06/1.947.

Em maio de 1.947 os Srs. Perciliano Domingos da Silva (Percilio) e Paulo Nogueira Sanches fundaram e foram, respectivamente, os primeiros Presidente e Secretario do diretório municipal da U.D.N em Campos Altos. O que possibilitou ao Governador Milton Campos exonerar o interino e nomear intendente de Campos Altos o correligionário dele, Sr. Perciliano Domingos da Silva, que foi empossado em 15/06/1.947.

O jovem intendente, com apenas 25 anos de idade, tornou-se, pelo menos até o presente, o mais jovem administrador da cidade, liderou a vitória do partido dele (U.D.N.) nas eleições municipais e exerceu o cargo até 31/12/1.947. Data na qual foi empossado Mariano Bernadino de Senna Filho, o primeiro prefeito eleito de Campos Altos.

A primeira administração municipal de Campos Altos eleita para o triênio 1.948 a 1.951, foi assim constituída:

Prefeito Municipal : Mariano Bernadinho de Senna Filho (Marianinho) - UDN

Vice Prefeito : Osvaldo Alves de Araújo - UDN

Vereadores eleitos da U.D.N:

José Leandro Rosa;
*José Domingos da Silva (Zezinho Domingos) / Diniz Vieira de Souza (Joaquim Diniz);
Osório Pereira Borges;
Querubino Andréa Vecci (Bino);
Otaviano Ribeiro Borges Major;


Vereadores eleitos pelo PSD:

Geraldo Guimarães;
Cassiano José Pereira (Cassiano da Farmácia);
Eduardo Dias Lemos (Santo Lemos);
Antônio Barbosa Leão (Toinzinho Barbosa);


* Conforme ata de instalação da primeira reunião da Câmara Municipal de Campos Altos, o Sr. José Domingos da Silva (Zezinho Domingos) da UDN, apesar de haver sido eleito vereador com o maior número de votos na sede Campos Altos, após ser empossado, por razões particulares, renunciou ao mandato em caráter irrevogável e definitivo. O que determinou que o MM. Dr. Juiz de Direito da comarca de Araxá, Dr. Américo Salgueiro Autram convidasse e empossasse o primeiro suplente da UDN, Diniz Vieira de Souza (Joaquim Diniz), que estava presente no recinto e que exerceu o cargo até o final do mandato.

A segunda administração municipal de Campos Altos eleita pelo P.S.D com apoio da U.D.N. para cumprir o quatriênio 1.951 a 1.955, ficou assim constituída:

Prefeito : Geraldo Guimarães – do P.S.D;

Vice : Laudelino Resende Lopes (Dino) da U.D.N.

Vereadores eleitos pelo PSD

Antônio Vieira de Souza (Toniquinho Vieira);
Eduardo Lemos (Santo Lemos);
Ernani de Resende Franco;
Hipólito Alves Gaia;
José Joaquim de Carvalho (Ziquinha Ribeiro);
Vicente Eusébio Filho;

Vereadores Eleitos pela UDN

Austragésilo Ladeira;
Diniz Vieria de Souza;
Mário Domingos da Silva


A terceira administração municipal de Campos Altos eleita pelo P.S.D. para o quatriênio 1.955 a 1.959, ficou assim constituída:


Prefeito Wilson Falco;

Vice: Laudelino Resende Lopes (Dino);


Vereadores Eleitos pelo PSD:

Francisco Sebastião Ferreira (Chico Raimundo);

Abílio Antônio Ribeiro;

Ernane de Resende Franco;

José Bueno de Paula;

João Batista Bittencourt;


Vereadores Eleitos pela UDN:

Clésio Silveira Lemos;

Mário Domingos da Silva;

Francisco Domingos da Silva Primo (Chiquinho Domingos)

Joaquim Leonel Ferreira (Caiçara);

Em 1.956, com aproximadamente dois anos de mandato, o prefeito Wilson Falco licenciou-se, retornou no final de 1958 e lecenciou-se novamente logo em seguida. O Vice Prefeito Laudelino Resende Lopes (Dino) assumiu e exerceu o cargo durante os afastamentos e encerrou o mandato em 1958;


A Quarta administração municipal eleita pelo P.S.D. para o quatriênio 1.959 a 1.962 ficou assim constituída :

Prefeito Municipal: José Bueno de Paula;

Vice: Dr. Anir João Mendes;


Vereadores eleitos pela chapa do PSD:


Frederico Franco,

José Garcia de Carvalho (José Egidio);

Sebastião Alves Gaia;

* Abílio Antônio Ribeiro / Antônio Ferreira da Silva (Antônio Padeiro ou do Realino)


Vereadores eleitos pela chapa da UDN;


Alfim Ribeiro de Andrade (Alfim Diogo);

**José Maria Resende (José Maria Elisiário) / Agostinho Fedato;

João Gonçalves Cardoso (João Alegre);


Vereadores eleitos pelo PTB :

José Bonaparte de Freitas (Tierres);

Luís Alexandre Leopoldino;


*Apesar de o vereador Abílio Antônio Ribeiro haver sido eleito, por razões ainda não identificadas, segundo o Sr. Sebastião Alves Gaia, quem tomou posse, assumiu e exerceu o cargo até o final do mandato foi o suplente dele Antônio Ferreira da Silva;

** Em janeiro de 1.960, devido à mudança de domicílio para BH, o vereador José Maria Resende renunciou, o primeiro suplente Agostinho Fedato assumiu e exerceu o cargo até o final do mandato;


A quinta administração municipal de Campos Altos, eleita pela U.D.N para o quatriênio 1.963 a 1.966 ficou assim constituída :

Prefeito : Geraldo Barbosa Leão;

Vice : Clésio Silveira Lemos;


Vereadores eleitos pela chapa da UDN :


Alderico José Afonso (Alderico da Dona Mariazinha);

Joaquim Bertolino Sobrinho;

José Gonçalves Viana;

Laurici Olímpio de Oliveira;

Mariano Bernadino de Senna Filho (Marianinho);


Vereadores eleitos pela coligação PR, PSD e PTB :


David Otaviano de Souza – P.S.D;

José Garcia de Carvalho; (José Egidio) – P.R;

Oscar Rosa Botelho – P.S.D;

Geraldo Evangelista de Carvalho – P.R;


A sexta administração municipal de Campos Altos, eleita pela Arena para o quatriênio 1.967 a 1.970, ficou assim constituída :

Prefeito : Alberico Alves Pereira;

Vice : Laurici Olímpio de Oliveira;


Vereadores indicados pela Ex-UDN e eleitos pela ARENA I :


José dos Santos Domingos;

Leônidas Macedo Filho;

José Godinho de Abreu (Nenen do Godinho);

Joaquim Bertolinho Sobrinho;

José Gonçalves Viana;


Vereadores indicados pelo ex-PSD e eleitos pela ARENA II :


Geraldo Evangelista de Carvalho;

José Bonaparte de Freitas (Tierres);

João Araújo Costa (João Esperança);

Oscar Rosa Botelho;


A sétima administração municipal de Campos Altos eleita pela Arena para o biênio 1.971/1.972 então ficou assim constituída:


Prefeito : Leônidas Macedo Filho;

Vice : José Garcia de Carvalho;


Câmara de Vereadores eleita pela Arena :


Antônio Bicalho de Lima;

Clóvis Carvalho;

Diogo Ribeiro de Andrade;

José dos Santos Domingos;

José Batista de Mendonça (Zezinho Professor);

Wander Evangelista de Carvalho;

Jairo Correia da Silva;

José Batista de Melo Filho (Zito)

José Augusto da Costa;


A oitava administração municipal eleita para o quadriênio 1.973 a 1.976 ficou assim constituída:


Prefeito : Francisco Sebastião Ferreira;

Vice : Laurici Olímpio de Oliveira;


Câmara de Vereadores eleita pela Arena


Clarimundo Correia de Camargos (Esquerdinho);

Fábio Falco;

Jairo Correia da Silva;

João Batista de Melo (Paciência);

Paulo Valeriano de Morais;

Tânia Regina Domingos;

Vantuil Teixeira Camilo (Vantuil Dentista);

Wander Evangelista de Carvalho;

Wilson Augusto da Costa Pires (Vico)

**************************************************************************************************************

A nona administração municipal eleita para o quatriênio 1.977 a 1.981, cujo mandato foi prorrogado pelo congresso nacional por dois anos ou até 1.983, ficou assim constituída :


Prefeito Municipal : Diogo Ribeiro de Andrade

Vice : Joaquim Domingos da Silva Neto (Quinzinho Domingos)


Vereadores eleitos pela Arena I :


Antônio de Sá;

José Maria de Oliveira (José Maria da Venda);

Joaquim Bertolino Sobrinho;

Maurício Evangelista de Carvalho;

Marconi Ribeiro Senna;


Vereadores eleitos pela Arena II :


Jairo Correia da Silva;

João Batista de Melo Filho (Paciência);


Vereadores eleitos pelo MDB :


Raimundo João de Souza (Raimundo Goiano);


* Antônio Éden de Ávila / José Rosalino Gomes / Geraldo Luís de Matos;

* Antônio Éden de Ávila foi eleito vereador, mas não desejou tomar posse. O suplente dele José Rosalino Gomes foi empossado, mas faleceu durante o exercício do mandato e foi substituído pelo segundo suplente Geraldo Luís de Matos.


A décima administração municipal eleita para o quatriênio 1.983 a 1.986, cujo mandato também foi prorrogado pelo Congresso nacional por dois anos ou até 1.988, ficou assim constituída:

Prefeito Municipal : Geraldo Barbosa Leão;

Vice: Sálvio Falco;

Conforme determinação da lei, para esta e próximas legislaturas, o número de vereadores foi aumentado de nove para onze.

Vereadores eleitos pelo PDS :

*Antônio Eusébio Ferreira (Antônio Padre) / Geraldo Luis de Mattos;

David Otaviano de Souza;

João Bosco Alves Gaia;

Jesus Cardoso;

José Augusto de Assunção (José Turco);

** Mariano Bernadino de Senna Filho (Marianinho) / José Vicente Mendes


Vereadores eleitos pelo PMDB:


José Ribeiro da Silva (José do Dão);

Luís Francisco Ribeiro (Luís da Venda);

Paulo César de Almeida;

Orlando José Nogueira;

Wantuil Gonçalves Cardoso (Wander Alegre);                                                                           

* Devido ao falecimento do vereador Mariano Bernadino de Senna Filho (Marianinho) o suplente dele José Vicente Mendes assumiu e exerceu o cargo até o final do mandato.

** Em 02/09/1987 o vereador Antônio Euzébio Ferreira licenciou-se do cargo para viajar a trabalho ao exterior e enquanto permaneceu ausente foi substituído pelo 2º suplente do partido (PDS) Sr. Geraldo Luiz de Mattos.
**************************************************************************************************

A décima primeira administração municipal eleita para o quatriênio 1.989 a 1.992 ficou assim constituída:

Prefeito Municipal : Diogo Ribeiro de Andrade;

Vice : José Ribeiro da Silva (José do Dão);


Vereadores eleitos pela coligação PDS/PL do PDS:

Jesus Cardoso;

*Moisés Taveira de Souza;

Ronaldo José Lemos;

Sinval Alves Cordeiro;


Vereadores eleitos pela coligação PDS/PL pelo PL

Álvaro Euripedes de Deus (Alvinho da Prefeitura);

Diva Ribeiro Bragança dos Santos (PL);


Vereadores eleitos pelo PMDB;

Jair Dias das Costa (Jair do Posto);

Paulo César de Almeida;

José Adolar Ferreira;

Vicente Paula Mateus (Vicente da Venda);


Vereadores eleitos pelo PTB :


Rubens Takaschi Iwano;



* No curso do mandato o vereador Moises Taveira de Souza adoeceu e enquanto ficou licenciado foi   temporariamente substituído pelo primeiro suplente do partido Antônio Euzébio Ferreira.  

*************************************************************************************************

A décima segunda administração municipal eleita para o quatriênio 1.993 a 1.996 ficou assim constituída:


Prefeito Municipal : Vitor Vieira dos Santos;

Vice : Francisco Humberto Ferreira (Bertinho)


Vereadores eleitos pela Coligação PFL/PMDB do PFL :


Elza de Oliveira Camilo;

Jesus Cardoso;

Sinval Alves Cordeiro;


Vereadores eleitos pela Coligação PFL/PMDB/PTB do PMDB :


Adel Calixto de Souza;

Jair Dias da Costa;

José Adolar Ferreira;


Vereadores eleitos pela coligação PSDB/PL do PSDB:


Jorcelino Vilas Boas;

* Renato Caporalli Cordeiro / Vicente Paula Mateus ;


Vereadores eleitos pela coligação PFL/PMDB/PTB do PTB:


Rubens Takashi Iwano ;


Vereadores eleitos pela coligação PDT/PTB/PT do PTD:


José Alves Gaia Pereira;


Vereadores eleitos pelo PRN :


Diva Ribeiro Bragança dos Santos;

* Renato Caporalli Cordeiro licenciou-se para assumir, à convite do Governador Eduardo Azeredo, a diretoria da COMIG e foi substituído pelo suplente da coligação, Vicente Paula Mateus do PL, que exerceu o cargo até o final do mandato.


A décima terceira administração municipal de Campos Altos eleita para o quatriênio 1.997 a 2.000 ficou assim constituída :

Prefeito : Geraldo Barbosa Leão Jr.

Vice : Vantuil Teixeira Camilo


Vereadores eleitos pelo PP :


Carlos Rogério Teixeira

Itamar Roberto da Silveira;

Jesus Cardoso;


Vereadores eleitos pela Coligação PFL/PMDB/PSDB do PFL :


*Sinval Alves Cordeiro / João Pessoa;


Vereadores eleitos pela Coligação PFL/PMDB/PSDB do PMDB :


Adel Calixto (Dedeu);

José Secundino dos Reis (José Martelo)

Vicente Paula Mateus;


Vereadores eleitos pela Coligação PFL/PMDB/PSDB do PSDB :


Jorcelino Vilas Boas;


Vereadores eleitos pela Coligação PDT/PT do PDT:


José Alves Pereira Gaia

Paulo Ferreira de Carvalho (Paulo da Olaria);

Sebastião Lemos de Andrade (Tione);


* O vereador Sinval Cordeiro licenciou-se do cargo para assumir a Secretaria Municipal de Esportes e foi substituído pelo suplente João Pessoa.


******************************************************************************************************

A décima Quarta administração municipal eleita para o quatriênio 2.001 a 2.004 ficou assim constituída:


Prefeito Municipal : Ezequiel José Pereira

Vice : José Alves Gaia Pereira (Zé do Abel)


Vereadores eleitos pela coligação PDT/PTB e PT do PDT :


Helena Maria Pereira Lemos ;

Paulo Ferreira de Carvalho (Paulo da Olaria) ;

Sebastião Lemos de Andrade (Tioné) ;


Vereadores eleitos pela coligação PP/PPB do PP :


Carlos Rogério Teixeira ;


Vereadores eleitos pela coligação PP/PPB do PPB :


Itagina Ribeiro Vilas Boas;


Itamar Roberto da Silveira;


Vereadores eleitos pelo PFL :


Jair Fernandes da Silva - PFL.

Luis Gomes Nogueira PFL;


Vereadores eleitos pelo PMDB :


José Adolar Ferreira - PMDB;

Jose Secundido dos Reis - PMDB ;

Vicente Paulo Mateus - PMDB;


******************************************************************************************************

A décima quinta administração municipal eleita para o quatriênio 2.005 a 2.008 ficou assim constituída :

Prefeito Municipal : Geraldo Barbosa Leão Jr.

Vice prefeito : Diogo Ribeiro de Andrade


Conforme nova determinação da lei, o número de vereadores para cidades do porte de C. Altos foi reduzido e de onze retornou para os mesmos nove anteriores.


Vereadores eleitos pela coligação PP/PL do PP :


Itagina Ribeiro Vilas Boas;

Renato Abade;

Jesus Cardoso;


Vereadores eleitos pela coligação PP/PL do PL :


Itamar Roberto da Silveira;

Jose Humberto Bragança;

Vicente Paulo Mateus;


Vereadores eleitos pela coligação PFL/PMDB/PDT/PT/PSDB do PFL :


Jair Fernandes da Silva;


Vereadores eleitos pela coligação PFL/ PMDB/PDT/PT/PSDB do PMDB:


Paulo Cézar de Almeida;


Vereadores eleitos pela coligação PFL/PMDB/PDT/PT/PSDB do PDT:


Paulo Ferreira de Carvalho;


A décima sexta administração municipal eleita pela coligação PSDB / PMDB e PSL para o quatriênio 2.009 a 2.012 ficou assim constituída:


Prefeito Municipal : Cláudio Donizete Freire

Vice prefeito : Paulo Cézar de Almeida


Vereadores eleitos pela coligação PR/PPS e PTN :


Vicente Paulo Mateus;

Júlio Maria Domingos da Silva;


Vereadores eleitos pela coligação PTC e PP:


Itagina Ribeiro Vilas Boas;


Carlos Rogério Teixeira;


Vereadores eleitos pelo DEM:


Sinval Alves Cordeiro;

Elizeu Eustáquio de Almeida;


Vereadores eleitos pela coligação PSDB, PMDB e PSL:


José Adolar Ferreira;

Jair Fernandes da Silva;


Vereadores eleitos pelo PDT:


José Cláudio de Morais;


A décima sétima administração municipal eleita pela coligação PSD / PDT / PSB e PTN para o quatriênio 2.012 a 2.016 ficou assim constituída:

Prefeito Municipal: Cláudio Donizete Freire - PSD
Vice prefeito: Itamar Roberto da Silveira - PDT

Vereadores eleitos pela coligação PDS/PDT/PSB/PTN:

Edson Luiz dos Santos (Edinho Eletricista)

João Batista da Silva (Joãozinho da ambulância)
André Cardoso de Oliveira
 
Vereadores eleitos pela coligação PTC/DEM/PP/PT do B:
 
Itagina Ribeiro Vilas Boas;
Geraldo Cesar de Souza
Sinval Alves Cordeiro
Flávio Gabriel da Silva
Vereadores eleitos pela Coligação PMDB/PSDB:
 
Ana Flávia Cândido Freire;
 
Jair Fernandes da Silva


* Textos e dados extraídos da minuta da Historia Política Administrativa de Campos Altos, cuja redação esta em curso e foi gentilmente cedida pelo autor Marcelo Macedo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário